Orientações para Submissão

Edital De Submissão De Trabalhos Científicos e Relatos De Experiências para o
12ºCongresso Paulista de Educação Médica | CPEM 2020


1. DO EDITAL
1.1. O presente edital diz respeito a submissão de trabalhos científicos para o 12º Congresso Paulista de Educação Médica – CPEM, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2020, na FMUSP, em São Paulo-SP.

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes do curso de Medicina e outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica, como relatos de caso, relatos de experiência, revisões bibliográficas, pesquisas quantitativas e/ou pesquisas qualitativas.

 

2. DOS TRABALHOS
2.1. Cada trabalho somente poderá ser inscrito uma única vez no Congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que autores ou instituições envolvidas sejam diferentes.
2.2. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo um deles obrigatoriamente o orientador.
2.3. Cada autor poderá submeter como autor principal e apresentar no máximo 03 (três) trabalhos.
2.4. Os resumos deverão ser submetidos de forma online, através do painel do congressista: https://admin.abem-nacional.com.br/evento/cpem-2020/login até a data limite de 15 de abril de 2020.
2.5. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos.
2.6. Em hipótese alguma, serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax, ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item de número 2.4 deste edital.

2.7. A apresentação dos trabalhos selecionados será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição ao menos por um dos autores, até o dia 22/04/2020.
2.8. Os trabalhos selecionados e aprovados pela comissão científica deverão ser apresentados na modalidade indicada no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER.
2.9. Os resumos deverão versar sobre os temas listados no TEMÁRIO (ver item 2.11) e conter os seguintes tópicos, considerados obrigatórios:
      ● Trabalho Científico: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões/Reflexões.
          Poderão ser enviados também teses e dissertações de mestrado e/ou doutorado para apresentação no evento.
     ● Relato de Experiência: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.
2.10. Documentos obrigatórios que devem ser anexados no momento da submissão do resumo:
      ● Trabalho Científico: Deverá ter sido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e, portanto, o parecer de aprovação do CEP deverá ser anexado, no campo correspondente, durante a submissão do resumo.
      ● Relato de Experiência: Haverá a necessidade de se anexar, no campo correspondente, durante a submissão do resumo a declaração de anuência da instituição do relato, onde a experiência foi desenvolvida, podendo este documento ser emitido pelo Diretor da Faculdade, Coordenador de Curso ou Chefe de Departamento ou Serviço (clique aqui para baixar um modelo de Declaração de Anuência).
2.11. Serão selecionados, pelo menos, três (3) trabalhos de cada um dos seguintes Eixo Temáticos:

     1. Formação e desenvolvimento docente
     2. Diversidade, permanência e bem-estar do estudante/residente
     3. Currículo e metodologias de ensino-aprendizagem
     4. Avaliação de desempenho do estudante e do residente
     5. Gestão acadêmica e avaliação de cursos, residência e serviços
     6. Integração ensino-serviço-gestão-comunidade
2.12. Normas para o envio dos RESUMOS:

     ✔ O resumo não deve ultrapassar o limite de 3.500 caracteres, contando com espaços entre as palavras e referências bibliográficas. Não deverá conter figuras e tabelas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa.
     ✔ O resumo deverá seguir a formatação descrita abaixo:
o Título: Não deve ultrapassar 150 caracteres, contando com espaços entre as palavras, nem utilizar siglas e abreviações, sendo a primeira letra de cada palavra maiúscula, exceção feita às citações de espécies que devem seguir a regra taxonômica.
O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”. O resumo deverá conter um máximo de cinco referências bibliográficas.
Informação Importante: Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor. Pois qualquer inobservância às normas acima acarretará a reprovação do resumo enviado.
2.13. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, DEVEM ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com a Resolução 466/2012, 580/2018, Carta Circular no 166/2018, CONEP, e complementares do Conselho Nacional de Saúde, MS. Esta aprovação deve ser declarada no item Métodos e anexado o Parecer de Aprovação.
2.14. O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente por extenso no texto do resumo.
2.15. Caso necessário, gênero e espécie de seres vivos deverão ser grafados conforme normas internacionais.
2.16. Não será permitida a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.) no resumo.
2.17. Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do Congresso e, se forem publicados, serão mantidos na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação.
2.18. Trabalhos inscritos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com este edital serão desclassificados.
2.19. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo.
2.20. Os pôsteres serão digitais e deverão obedecer a seguinte estrutura e layout a ser divulgado no site do evento:
     ✔ Altura: 120 cm;
     ✔ Largura: 90 cm;
     ✔ O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque;
     ✔ Nome dos autores;
     ✔ Laboratório/departamento, instituição (afiliação);
     ✔ O painel deverá ser legível a pelo menos 2 (dois) metros de distância;
     ✔ No caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento;
2.21. O pôster deve ser autoexplicativo e poderá conter fotos, gráficos, figuras e tabelas.
2.22. É obrigatória a presença de um dos autores do trabalho na sessão de no dia da apresentação (a ser divulgado em comunicado de aceite), para apresentação do trabalho e esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral.
2.23. O não cumprimento destas normas acarretará desclassificação imediata do trabalho.
2.24. Os pôsteres serão apresentados em formato digital nos dias e horários definidos pela comissão organizadora do evento.

 

3. DO CRONOGRAMA
29/02/2020: Início do prazo de submissão dos resumos;
15/04/2020: Fim do prazo de submissão dos resumos;
30/04/2020: Prazo final para divulgação dos trabalhos aprovados;
08/06/2020: Fim do prazo para envio do Pôster ou Apresentação Oral;

 

4. DA FORMA DE AVALIAÇÃO
4.1. Serão desqualificados os trabalhos que não obedecerem às normas gramaticais, não estiverem dentro dos padrões de Metodologia Científica ou não seguirem às regras deste edital.
4.2. Todos os resumos qualificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão Científica do 12º CPEM sem menção a autores ou instituições relacionadas.
4.3. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.4. Em caso de empate, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

4.4. A Comissão Científica do 12º CPEM será responsável pela avaliação dos trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:
     ✔ Relevância do tema;
     ✔ Qualidade e coerência do texto;
     ✔ Inovação e contribuição para o avanço no campo da educação médica;
     ✔ Adequação da análise e discussão

4.5. Os trabalhos selecionados serão divulgados através do painel do congressista até o dia 30 de abril de 2020.
4.6. Todos os trabalhos selecionados devem ser apresentados no 12º CPEM e pelos respectivos apresentadores indicados no momento da inscrição, em dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.
4.7. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, segundo os critérios abaixo:
     ✔ Clareza e articulação dos itens do trabalho (tema/objetivos/resultados/conclusões)
     ✔ Relevância científica do trabalho para a educação médica
     ✔ Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição
     ✔ Respondeu adequadamente a arguição da comissão julgadora

4.8. O julgamento será realizado em formulário padronizado e elaborado pela Comissão Científica, com escore para cada um dos itens de avaliação.
4.9. A nota final (NF) do trabalho corresponderá à nota atribuída pelos avaliadores ad hoc da Comissão Científica, fazendo-se a média aritmética das notas dos avaliadores durante as apresentações e notas emitidas nas avaliações dos resumos online.
4.10. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: originalidade; relevância social do trabalho; relevância científica do trabalho; emprego da metodologia na elaboração do resumo.
4.11. Serão penalizados os trabalhos que não respeitarem o tempo limite de apresentação ou não se apresentarem no local e horário determinado no comunicado de aceite. Tempo máximo para apresentação oral: 7 minutos para apresentação e 3 minutos para esclarecimento de dúvidas. Tempo máximo para apresentação de pôster: 5 minutos.

 

5. DAS PREMIAÇÕES
5.1 Na categoria Pôster serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos de cada eixo temático, com menção honrosa (certificado de prêmio) e ainda brindes que poderão ser oferecidos pelos patrocinadores do evento.
5.2 Na categoria Apresentação Oral serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos independente do eixo temático, com menção honrosa (certificado de prêmio) e ainda brindes que poderão ser oferecidos pelos patrocinadores do evento.
5.3 Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

5.3 Pelo menos um dos autores deverá estar presente para não desqualificar a premiação.

 

6. DOS CERTIFICADOS
6.1. Serão fornecidos certificados na qualidade de apresentação do pôster ou apresentação oral, para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação.
6.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema no prazo máximo de 01 (um) mês após o evento.

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar este Concurso no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.
7.2. Os autores e orientadores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais.
7.3. As Comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Congresso.
7.4. Ao enviar o trabalho para seleção, os autores e orientadores autorizam as Comissões Organizadora e Científica a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.
7.5. A inclusão de qualquer trabalho, desde que cumprindo as regras deste Edital, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.
7.6. Os casos omissos neste Edital serão analisados pela Comissão Organizadora.

 

Contato com a Comissão Científica: [email protected]
Dúvidas Gerais: [email protected]